5 de abril de 2014

À conversa com... Pedro Barroso






Eram 16 horas do dia 23 de Fevereiro, quando nos dirigimos à casa do nosso vizinho António Pedro da Silva Chora Barroso. Tocámos à campainha e uma voz convidou-nos a entrar!

Já sabíamos que o nosso vizinho era cantor, mas assim que entrámos em sua casa, percebemos que, para além de cantar, o Pedro Barroso gosta de escrever poemas, compor música, pintar e esculpir. Nós nem sabíamos muito bem o que isso era... mas as nossas professoras explicaram-nos que são diferentes formas de ARTE. Agora já faz mais sentido!...

A nossa conversa decorreu na sala do piano onde o Pedro Barroso nos presenteou com uma melodia. Falámos do mundo da música, da cultura, da ecologia e dos valores do Homem.

O Pedro Barroso escreve músicas e letras e canta há 40 anos. Já compôs mais de 450 canções e editou cerca de 30 CD’s. Os seus temas preferidos são: a mulher, o amor, a solidariedade, o mar, a natureza,…

Canta desde os 19 anos e a sua estreia foi em 1969, no célebre programa “Zip-Zip”, na RTP 1. Recebeu muitas medalhas, prémios e até cartas de agradecimento, de dois antigos presidentes da República, pela sua contribuição cívica.


Faz muitos concertos ao vivo, dentro e fora de Portugal, por isso já visitou muitos países do mundo.


Foi professor de Educação Físico – Motora durante 23 anos e também trabalhou com alunos surdos, na Escola Secundária Quinta de Marrocos, em Lisboa. Fazia sessões musicais e eles adoravam, tal como nós!



O seu pai, Dr. António Chora Barroso, professor do 1º Ciclo, foi a personalidade que deu o nome à escola EB 2,3 de Riachos.

Neste dia aprendemos sem livros. Foi uma aula diferente, bonita e original!


Os Alunos da Turma de Educação Bilingue (2º e 4º anos)


EB 1 Riachos




Fonte -  ebchorabarroso   







Sem comentários:

Enviar um comentário